Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

A Raposa e sua simbologia

Na antiga Roma
A raposa era considerada um demônio do fogo. Na festa da deusa Ceres (deusa dos cereais, em especial, e do amor maternal), algumas raposas com tochas ardentes presas a cauda eram perseguidas através dos campos para esconjurar os incêndios das plantações. Como meio contra encantamentos, pregava-se na porta de casa uma estrela-do-mar pintada com sangue de raposa.

Para os Germanos
A raposa era o animal simbólico do deus enganador Loki.

Nas sagas Japonesas
Elas desempenham o papel de feiticeiras (que entretanto aparecem em outras formas também), e pede-se que sejam queimadas e as suas cinzas espalhadas pelo rio.


Na antiga China
Eram consideradas animais particularmente voluptuosos, motivo pelo qual os testículos de raposa macerados no vinho eram considerados um elixir de amor infalível; acredita-se também que uma cauda de raposa presa ao braço tivesse um efeito sexualmente excitante.
 Na China difundia-se a ideia de que a raposa (“Hu-li”) pudesse chegar aos mil anos e então, dotada de nove caudas, desenvolvesse capacidades especiais de sedução.

Na Ásia Oriental
As raposas são importantes símbolos eróticos.

No Norte da Áustria
“Raposa” era sinônimo de “diabo” (“que a raposa te carregue”)

No Baralho Lenormand é uma carta que representa a Comunicação. Para alguns ela apenas representa a falsidade, a armadilha, o engano, mas esse é o lado "noite sem lua" dela, uma lado que todos nós temos. Seu lado luminoso revela inteligência, uma pessoa batalhadora e culta, de conversa agradável, de gosto requintado e que não se deixa levar por conversas que visam a manipulação.

Este animal é chamado de traiçoeiro apenas por quem deseja manipular as pessoas.
Por experiência própria convivi com pessoas que tentaram me manipular e me intimidar acreditando que eu era mais uma pessoa sem conhecimento de seus direitos (e deveres) e que cederia facilmente às chantagens impostas.
Eu não sou inculta, não sou idiota, não sou manipulável, não cedo a ameaças e nem a chantagens. Sou uma mulher que batalha pelo que quer, sou uma mulher que adora ler, se manter informada. Isso atrapalha os planos de quem gosta de se aproveitar dos outros. Se bem que já houve uma época em que deixei me levar pela conversa de um Rato com DNA de Raposa das Trevas e de Ratos o mundo está cheio.


Em geral

Prevalecem os significados simbólicos negativos da raposa. Entretanto, ocasionalmente ela é também atributo de santos, como por exemplo de São Bonifácio, embora na Bíblia ela personifique a perfídia e a maldade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário